A nossa Goiânia está crescendo!

24 de Outubro de 1933. Essa foi a data de fundação da cidade de Goiânia, planejada e construída para ser a capital de Goiás sob a influência da Marcha Para o Oeste. De lá para cá, muita coisa aconteceu, mas dentre toda a história decorrida neste tempo, há algo inegável: a cidade não para de crescer! As projeções indicam que Goiânia é a 101ª cidade do mundo e 5ª do Brasil que mais deve crescer até 2020, segundo estudo do City Mayors, centro de estudos internacionais dedicado a temas urbanos. Um dos principais fatores responsáveis por este crescimento é o fluxo de migração, que influencia diretamente o crescimento da população da cidade. A população de Goiânia cresceu de 1.093.007 a 1.412.364 habitantes do ano 2000 ao ano de 2014.

A mudança estrutural é impressionante. Em 10 anos (2006-2016), foram cerca de 14 milhões de metros quadrados de área construída na cidade. As mudanças estruturais não foram uniformes, como verificado por Clorisnete Borges Marinho, em artigo para a FFLCH (USP): enquanto a região periférica foi alargada, a região Centro-Sul da cidade cresceu de outra forma, definindo a paisagem do local. A paisagem da Região Sul de Goiânia é caracterizada pelo adensamento de construções verticalizadas e horizontais, marcadas por casas luxuosas e atividades comerciais voltadas para as camadas de média e alta renda. A beleza fica por conta das praças floridas e bem cuidadas, e a mobilidade pode ser notada nas largas avenidas, como a Av. 85 e T-63. Os principais shoppings centers, supermercados, bancos, comércios e escritórios de empresas demonstram como a cidade historicamente se expandiu no sentido sul. A valorização crescente e o aumento do adensamento de bairros relativamente novos como Nova Suíça, Serrinha, Parque Amazônia e Jardim Atlântico é uma representação de como Goiânia tem se desenvolvido.

A hora de assoprar as velinhas para Goiânia já está aí. Sabemos que a cidade está em crescimento e continuará assim. Nossa meta é continuar sempre crescendo com ela. E para finalizar, ficam os nossos votos.

 

Feliz aniversário, Goiânia!

Foto por: @danielbarrosvideomaker