Conheça os principais fatores que influenciam o preço do imóvel

Você está procurando um imóvel e quer encontrar algo mais em conta? Então precisa estar ciente de todos os fatores externos que influenciam no preço final daquela casa ou apartamento tão desejado. Em resumo, existe uma série de interferências que influenciam no preço final de um imóvel. 

A avaliação de todos esses fatores são feitas constantemente por especialistas na área, e precisam ser consultadas se você quer tomar uma decisão racional e que lhe seja favorável no final das contas. Pensar nesses elementos lhe ajudará a concluir se está tomando a decisão certa ou errada. 

Dito isso, quais são os principais fatores que influenciam no valor final de um imóvel? Nós reunimos os principais para você! 

Principais fatores que influenciam o preço do imóvel

1 – Localização 

Vamos começar por um dos fatores mais importantes na hora de determinar o preço de um imóvel: a localização. 

Primeiramente, quanto mais perto de áreas centrais e de bairros nobres, mais alto será o preço do imóvel. Isso acontece devido à grande procura por esses locais, valorizando a oferta e elevando os valores. Ou seja, quanto mais nobre a localização, mais caro será o imóvel. 

Em contraste, imóveis em áreas muito afastadas e periféricas, podem sofrer depreciação e perderem valor. 

2 – Vizinhança

No mundo moderno, as pessoas procuram cada vez mais se locomover menos, inclusive andar menos de carro. Por isso, elas darão prioridade para o número de coisas que vão conseguir resolver na própria vizinhança, sem precisar de uma grande locomoção. 

Consequentemente, se a vizinhança for completa, com estabelecimentos comerciais e de cultura, restaurantes, padarias, farmácias e mercado, o preço do imóvel é maior.  Outros diferenciais são: 

  • Shoppings centers;
  • parques;
  • praças para o lazer;
  • hospitais;
  • consultórios especializados.

3 – Área de lazer

Como já foi dito anteriormente, as pessoas querem viver suas experiências mais perto de casa, inclusive lazer. As pessoas têm procurado morar em locais que oferecem opções de lazer. 

Consequentemente, se o imóvel tem um quintal grande, churrasqueira, varanda ampla, além de academia e salões para festas, com certeza apresentará um preço mais alto.

Além disso, entre os fatores que influenciam no preço do imóvel estão os que possuem espaço gourmet, piscina, quadras de esportes, área para as crianças, entre outras vantagens.

4 – Segurança

Ainda pensando na localização do imóvel, a segurança tem um peso considerável. A maioria das pessoas deseja viver em um bairro seguro. Por isso, se o imóvel tem itens de segurança, pode ter certeza que o preço do metro quadrado será maior, aliás, quem não procura segurança?

5 – Garagem

Algumas pesquisas no campo imobiliário mostram que uma vaga na garagem valoriza o imóvel em pelo menos 15%. Isso também entra no quesito segurança. Estacionar o automóvel dentro do imóvel é levado muito em consideração, principalmente nas grandes capitais.

Como você já percebeu, ter garagem aumenta o preço do imóvel! 

6 – Acabamento

Proprietários que economizam dinheiro no acabamento no acabamento de um imóvel, sentem a queda do preço na hora da venda. O acabamento costuma ser uma das partes mais caras de uma obra e sua qualidade influencia diretamente na valorização do local.

Dito isso, mesmo que seja um imóvel em uma área nobre, se ele tiver sido construído com materiais de menor qualidade, provavelmente terá seu valor de venda reduzido.

7 – Imóvel conservado

Certamente o item mais óbvio dessa lista, imóvel conservado, tem um preço bem mais elevado. Ao mesmo tempo que imóveis mais antigos podem ser valorizados porque costumam ser mais bem divididos e maiores, por outro lado, acabam perdendo por causa da má conservação das suas dependências.

Para não perder valor de mercado, os proprietários precisam fazer manutenção regular no imóvel. Entre os problemas mais comuns estão: vazamentos, infiltrações, rede elétrica muito antiga e que não suporta as novas tecnologias, etc.

Deixar um comentário