Cozinha compacta: 6 dicas de móveis

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, uma cozinha compacta pode ser luxuosa se ela for planejada, organizada e decorada da forma certa. Além de mais práticas, sendo mais fáceis de organizar, elas são acolhedoras como um verdadeiro abraço quentinho. 

Consequentemente, elas possuem móveis que podem até ser um pouco menores do que o de uma cozinha padrão. Então, para dar certo, é preciso um bom planejamento. Inclusive, móveis planejados serão essenciais para que esse projeto dê certo. 

Dito isso, reunimos cinco dicas de móveis para que a sua cozinha compacta seja um verdadeiro sucesso! 

5 dicas de móveis para cozinha compacta

1 – Banquetas

Quando pensamos em uma cozinha tradicional, as cadeiras já entram no ambiente imaginado de primeira. Apesar disso, quando estamos falando de uma cozinha compacta, as cadeiras tomam muito espaço e podem não ser ideais para esse tipo de ambiente. 

O substituto ideal para as cadeiras, são as banquetas. Elas são muito mais leves e práticas, como também são perfeitas para ambientes compactos e acomodam desde a família até os amigos. Em resumo, elas vão conseguir acomodar todos os seus convidados. 

Além disso, é comum a integração da cozinha compacta à sala de estar, sendo uma estratégia muito usada atualmente para ampliar os cômodos. Nesse caso, as banquetas são ainda mais oportunas para compor a bancada que irá integrar e unir esses dois ambientes. 

2 – Triângulo de trabalho 

Você já ouviu falar do “triângulo de trabalho”? Trata-se de um triângulo imaginário, muito útil para um cozinha compacta que necessita de aproveitamento máximo de espaço, formado por fogão, pia e geladeira. Eles precisam ficar próximos por que são os itens mais usados na hora que estamos cozinhando. 

Apesar disso, é necessário evitar deixar o fogão e a geladeira um do lado do outro. Como esses eletrodomésticos alcançam extremos de temperatura, eles podem acabar se deteriorando mais facilmente com essa proximidade. Mantendo os dois longe, você garante maior durabilidade dos itens.

3 – Cooktop

Uma vez que falamos do “triângulo do trabalho”, podemos focar no fogão, não é mesmo? Você pode usar um fogão de seis bocas? Pode, mas aí realmente você vai perder muito espaço. Você pode usar um fogão de quatro bocas tradicional? Pode, mas ainda pode ficar melhor. 

Uma grande tendência atual são os fogões compactos, conhecidos como cooktop. Eles só possuem as bocas, e podem ficar diretamente em uma pedra, como a da bancada. Eles não tomam espaço nenhum, e facilitam a vida de quem vai cozinhar na cozinha compacta. 

Eles não são tão caros, mas possuem uma desvantagem: não possuem forno, são apenas as bocas do fogão. Apesar disso, lidar com um forno elétrico (assim como um microondas) é muito mais fácil e prático para quem tem uma cozinha compacta. Em resumo, invista no cooktop! 

4 – Armários de correr

Acima de tudo, os armários são extremamente importantes na hora de planejar a sua cozinha compacta. É preciso escolher modelos de armário de cozinha compacta com portas de correr ou mesmo aqueles modelos de armário de cozinha compacta planejada com portas que se dobram ao meio e abrem para cima.

O motivo é que quando você está trabalhando na cozinha, as portas dos armários não atrapalham a circulação pelo ambiente.

5 – Móveis planejados 

Para finalizar, os móveis planejados são a alma de uma cozinha compacta. É preciso escolher móveis, como bancada de cozinha e armários, fabricados com materiais resistentes, com acabamento de boa qualidade e com um design que melhor se adeque ao ambiente. 

A vantagem da cozinha compacta planejada é otimizar ao máximo o ambiente, utilizando o espaço de maneira funcional e prática. Com uma cozinha planejada você consegue disponibilizar um espaço especial para o micro-ondas e demais eletrodomésticos e investir em projetos de armário de cozinha com portas de correr (como já foi dito).

Além disso, os móveis planejados possibilitam externalizar a sua personalidade e deixar a cozinha compacta com a sua cara. Para quem gosta de cozinhar, por exemplo, mesmo que a cozinha seja pequena ela merece ter um balcão para o preparo de refeições.

6 – Otimizar espaço 

Nichos, prateleira de vidro e suportes aéreos são perfeitos para cozinha compacta e podem ser usados sem medo de ser feliz. Eles ajudarão a aproveitar o espaço vertical, mantendo a cozinha compacta organizada e até mesmo disponibilizando mais locais para você aproveitar e decorar o ambiente.

Além disso, usar madeira pode deixar o ambiente mais aconchegante, mas é muito importante utilizar apenas material tratado, pois, como o ambiente tem muitas alterações de temperatura, além de ser uma área molhada, a gordura e a sujeira do preparo dos alimentos poderiam danificar os móveis sem acabamento adequado.

Enfim, a madeira pode ser usada na mesa e no balcão da cozinha compacta com balcão e também nas banquetas para cozinha, por exemplo. 

Deixar um comentário