7 coisas que você precisa fazer para valorizar o seu imóvel

Existem meios de você valorizar seu imóvel para vendê-lo ou mesmo alugá-lo. Ele não precisa necessariamente ser residencial, podendo muito bem ser propriedade comercial, os passos são ideais para ambos.

Ao contrário do que se possa imaginar, valorizar o imóvel não requer investimentos exorbitantes. Para aumentar o valor da propriedade, basta sempre realizar melhorias com frequências. Boa parte delas podendo ser feita pelo próprio dono do local. 

7 coisas que você precisa fazer para valorizar seu imóvel

Tem dúvidas do que pode fazer para valorizar seu imóvel? Então acompanhe as dicas abaixo para colocar as mãos na obra!

1 – Vistoria geral

Fazer uma vistoria geral é importante para você saber se o imóvel irá precisar ou não de uma grande reforma. No caso, ela se aplica caso a propriedade esteja há muito tempo sem manutenção com problemas em seu estado de conservação. 

Durante a vistoria é observado principalmente a fachada, fechaduras, rachaduras, torneiras, manchas escuras nas paredes, possíveis vazamentos, probabilidade de curto circuito e outros fatores. 

2 – Mantenha os documentos em dias

A documentação de todo e qualquer imóvel é de extrema importância, portanto, mantenha tudo atualizado, inclusive a escritura da propriedade, que precisa estar com o nome do real dono.  Lembre-se que documentos irregulares apenas atrasam a venda do imóvel. 

3 – Zere o IPTU e outras contas

O Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) costuma ser dor de cabeça em inúmeras negociações imobiliárias. Por isso, tenha o imposto em dias, assim como as demais contas referentes à propriedade, como água, energia e, em alguns casos, condomínio.

4 – Renove a pintura e piso

Para a venda e até mesmo aluguel de um imóvel, o mais recomendável é deixar as paredes com cores neutras, dessa forma o novo inquilino fica a cargo de pintar como bem entender. O que também vale para o piso. Não há necessidade de inovar com cerâmicas ou outro material para ele, basta não haver defeitos e estar de harmonia com o ambiente.

5 – Cuide das instalações elétricas e hidráulicas

Investir em um projeto elétrico pode ser o fator decisivo para fechar uma venda. Essa é uma parte essencial e perigosa, tanto que requer um planejamento de qualidade e seguro. O que também vale para o setor hidráulico do imóvel. Muito cuidado ao desenvolvê-lo e, caso precise mexer no sistema, tenha certeza que o trabalho será bem-feito.

6 – Atenção quanto a fachada

Em situações assim, como a compra de um imóvel, é quase impossível não começar a julgar o local já pela entrada. Imagine você visitar uma casa com interesse em adquiri-la. Ao chegar você se depara com muro pichado, portão quebrado e descascado, calçada cheia de irregularidades. Imagina o pesadelo! Sendo assim, não negligencie o tratamento da fachada!

7 – Mexa nos detalhes

Acredite, os detalhes de uma casa fazem uma completa diferença. Aos poucos, coloque armários nos cômodos, como banheiro e cozinha. Se possível estenda para os quartos. Nos banheiros, coloque um box de vidro, já no restante da casa, atente-se à iluminação. Deixa o lugar bastante iluminado e limpo, porém, com os pontos de energia em lugares estratégicos, a fim de evitar aquela luz direta e seca. 

No fim das contas, a valorização do imóvel acontece aos poucos, todas as vezes que você melhora algo na propriedade. Então, não deixe para fazer reparos ou melhorias de apenas uma vez. A manutenção do imóvel influencia na sua valorização.

Deixar um comentário