Renda mínima para financiamento imobiliário: como se preparar

Existe um grande planejamento ao redor da decisão de comprar um imóvel, um plano que provavelmente irá afetar várias áreas da vida, sendo a financeira a principal delas. Isso porque antes de conseguir financiar um imóvel, acontecerá uma análise muito criteriosa e, portanto, é fundamental entender o papel da renda mínima para financiamento da sua casa própria.

A concretização de tal procedimento irá depender de diversos fatores, como o preço da unidade imobiliária que pretende adquirir, a qual servirá como base de cálculos e simulações para o valor das prestações do financiamento. 

Qual a renda mínima para o financiamento imobiliário?

A resposta para essa questão não é tão simples como muitos imaginam, pois ela está diretamente ligada às características do financiamento que, entre muitos aspectos, está:

  • Total financiado
  • Número de parcelas
  • Juros e taxas incluídas em cada parcela

A princípio, a renda mínima para financiar um imóvel irá depender principalmente do valor da parcela calculada para cada operação de crédito. Na prática, o banco aceita financiar o imóvel apenas se sua renda líquida não estiver com mais de 30% comprometida pela maior parcela da operação. 

Por exemplo, caso deseje adquirir uma casa de R$ 150 mil, o banco talvez exija pagamento de entrada de até R$ 45 mil. No entanto, há empresas que não exigem isso.

Como funciona o financiamento imobiliário

O financiamento imobiliário consiste na operação de crédito bancária, onde o banco paga uma parte do imóvel que você adquirir. Em troca, ele recebe o valor parcelado e acrescido de juros. 

Sendo assim, o banco precisa ter segurança de que o comprador terá vias de pagar a dívida. A partir disso que entra em cena as exigências pela comprovação de uma renda mínima, comprovada por meio de documentos. 

Durante a fase de análise de crédito, as instituições financeiras investigam se sua renda mensal é suficiente para arcar com as prestações. Nessa mesma etapa, o banco também consulta irregularidades no CPF do comprador, se a pessoa está com o nome sujo ou se possui restrições internas com o próprio banco, além de consultar todo o histórico de pagamentos até aquele momento.

As etapas para conseguir o financiamento imobiliário

Se tudo estiver de acordo, então as chances de conseguir o financiamento são grandes, pois a instituição entende que você é apto para honrar com uma dívida imobiliária. Dessa forma, você avança para as fases listadas abaixo.

Avaliação do imóvel

Uma empresa de engenharia realiza uma vistoria no imóvel que servirá como garantia para o banco. Ela verifica as condições do local e emite um laudo com o valor cotado daquele local, seja ele casa ou apartamento.

Análise jurídica

Essa é a parte em que o banco verifica longas listas de documentos e formulários a fim de verificar se existe alguma pendencia no nome dos envolvidos, isto é, do comprador, vendedor e especialmente na matrícula do imóvel.

Assinatura do contrato

As partes se encontram para assinar o contrato

Registro do contrato no cartório

Após o contrato ser firmado pelas partes, o documento deverá ser registrado no Cartório de Registro de Imóveis competente.

Liberação dos recursos

A liberação dos recursos financeiros é realizada pelo banco ao comprador do imóvel a partir do momento que é comprovado o registro do contrato em cartório.

Renda mínima para financiamento pela Caixa Econômica Federal

Assim como acontece na maioria dos bancos, conseguir um financiamento imobiliário pela Caixa Econômica Federal também irá depender de características da operação de crédito desejado pelo comprador.

Seja como for, o mais importante aqui permanece em não comprometer mais de 30% da renda dos compradores pelo valor das prestações. A Caixa, contudo, oferece opções aos profissionais autônomos e microempreendedores, por isso, não há necessidade em ser um trabalhador CLT para conseguir o aval do banco. 

Nesse caso, o comprador precisa juntar uma forma de comprovar a renda, com extratos bancários, declarações à Receita Federal e outros documentos. 

Como se preparar para realizar um financiamento

Quando você decide comprar sua casa é necessário ter um planejamento consistente, visto que irá precisar quitar prestações pelos próximos trinta anos, mais ou menos. Então, como se preparar para encarar tal situação?

O melhor é começar fazendo simulações, as quais podem ser realizadas em sites da própria instituição financeira. Outro fator importante para manter em mente é sempre reservar 30% da renda mensal, pois ele será o principal montante para a negociação do financiamento.

A partir de então é seguir com os costumes de praxe, como planejar todos os gastos, todos mesmo, comprar um imóvel não é um passo qualquer na vida. Estabeleça metas para te ajudar a chegar no destino proposto.

Caso fique confuso e não saiba exatamente para onde ir, vale a pena realizar uma consultoria imobiliária. Os consultores te auxiliam em quaisquer dúvidas a respeito do processo. Indicarão a renda mínima necessária, além de fornecer as informações que melhor atendem sua situação.

Deixar um comentário