Telhas térmicas: a solução para o seu projeto

Todas as fases de uma construção ou de uma reforma requerem um grande nível de atenção e dedicação. São várias as escolhas que precisam ser feitas durante o desenvolvimento desses projetos.

Essas decisões podem levar ao sucesso ou a inadequação do resultado final e, obviamente, ninguém quer lidar com as consequências de um projeto mal idealizado, que pode trazer prejuízos financeiros e muito stress para os envolvidos.

Uma das decisões mais importantes durante esse processo é a escolha da cobertura, seja um projeto residencial, comercial ou industrial. Cada um deles conta com as suas peculiaridades, o que exige um bom nível de pesquisa e análise das opções disponíveis antes que uma decisão seja tomada. 

Entretanto, essa busca por uma solução perfeita tem encontrado, com uma frequência cada vez maior, a sua resposta nas telhas térmicas. Elas são uma tendência forte dentro do mercado de coberturas e se destacam por várias razões. 

Quer conhecer um pouco mais sobre as telhas térmicas, suas vantagens e possíveis aplicações? Então é só continuar a leitura desse artigo!

O que são telhas térmicas?

A telha térmica é uma cobertura que funciona como isolante térmico. Ou seja, ela tem a capacidade de equilibrar a temperatura dentro de um espaço, minimizando a troca de calor entre os ambientes interno e externo. 

A telha térmica consegue bloquear parte do calor e assim proporcionar maior conforto durante os períodos mais quentes do ano, assim como regular a temperatura também nas épocas mais frias. 

Essa capacidade tem origem na composição da telha. Essa cobertura é composta por três camadas, sendo a primeira delas uma telha metálica, seguida de um material isolante e, por fim, mais uma telha metálica. 

Essas camadas são dispostas de um modo bem parecido com um sanduíche e é daí que vem o nome telha sanduíche, também usado para referenciar esse tipo de cobertura. 

Existem dois materiais que podem ser utilizados como isolantes: o poliuretano e o isopor. Caso a telha conte com poliuretano em sua composição, ela pode garantir até 95% de isolamento térmico, sendo capaz de reduzir a temperatura de uma residência em até cinco graus. Já a telha que contém isopor tem seu índice de isolamento térmico por volta dos 50%. 

Custo-benefício das telhas térmicas

As telhas térmicas têm o metro quadrado mais caro do que a maioria das concorrentes, como, por exemplo, as telhas cerâmicas. Entretanto, graças aos benefícios que essa cobertura pode trazer, o custo-benefício é bastante atrativo, o que explica o aumento do interesse por essa cobertura. 

Graças a sua capacidade de isolamento térmico, os gastos com ar-condicionado e ventilador serão reduzidos drasticamente. Além disso, o tamanho das telhas é uma grande vantagem. Você pode encontrar telhas térmicas com largura de um metro e comprimento que varia entre dois e oito metros. Graças a essa importante característica, o número de unidades necessárias para a cobertura de uma construção residencial, comercial ou, ainda, industrial, será menor. 

Outro ponto vantajoso está na resistência dessas telhas. Elas são capazes de suportar grandes impactos, como chuvas e ventos fortes. Dessa forma, os gastos com manutenção e substituição também serão reduzidos. 

Em quais ambientes aplicar a telha térmica?

A telha térmica, por possuir um design diferenciado, é capaz de proporcionar maior conforto térmico em variados ambientes. Caso seja preciso priorizar alguns espaços em detrimento de outros, a escolha mais óbvia são os cômodos que são ocupados por maior tempo durante o dia. 

O conforto propiciado pelas telhas térmicas pode e deve ser aproveitado em ambientes como salas de estar, de jantar, de TV, escritórios e dormitórios. Seguindo esse caminho, é possível manter os cômodos mais movimentados com temperatura confortável. 

As telhas térmicas vem ganhando cada vez mais destaque dentro do mercado e toda essa atenção não foi angariada sem motivos. É inegável que a versatilidade do produto e a sua capacidade de proporcionar conforto são extremamente valorizadas, sem nenhuma surpresa. 

E você, agora que conhece mais sobre as telhas térmicas, está disposto a incluí-las em seu próximo projeto? Deixe a sua resposta em nossa seção de comentários. Não se esqueça de compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais! Assim você ajuda o nosso blog a alcançar ainda mais leitores.

Deixar um comentário