Dicas para trabalhar de Home Office

Devido ao crescimento no número de casos confirmados do novo coronavírus, para evitar aglomerações e diminuir as chances de contágio, muitas empresas estão liberando os empregados para trabalhar em home office.

Porém, como nem todo mundo está acostumado a essa modalidade de trabalho podem surgir alguns problemas como o caso de o profissional perder o foco ao trabalhar sem a “supervisão” dos colegas ou muito perto de objetos de lazer ou descanso, por exemplo.

E se você também está submetido a esta modalidade de trabalho atualmente e quer evitar estes problemas que podem surgir, basta acompanhar a leitura deste post até o final.

Neste artigo iremos te mostrar dicas para trabalhar de home office corretamente, mantendo a produtividade e eficiência.

 

Vamos lá?

 

Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:

 

  • Principais dicas para trabalhar Home Office sem comprometer o seu desempenho
  • Organize o seu espaço de trabalho
  • Estabeleça os seus horário
  • Vista-se de acordo com o trabalho que você quer ter
  • Tenha momentos de lazer

 

Principais dicas para trabalhar Home Office sem comprometer o seu desempenho

 

Organize o seu espaço de trabalho

 A primeira dica para quem vai trabalhar na modalidade de Home Office, principalmente, para aqueles que deverão trabalhar por um curto período de tempo é organizar o espaço de trabalho.

Neste caso, o recomendado é que você encontre um espaço em sua casa que possa servir como escritório nas próximas semanas.

E sim, sabemos que nem todos podem ter o privilégio de um cômodo separado para trabalhar, que é o ideal.

Porém, o recomendado é que você escolha um lugar que seja sempre seu canto de trabalho e, caso precise dividir a casa com outros, fique o mais longe possível da rotina do lar.

Isso é importante porque irá te ajudar a sinalizar para sua mente e para os que estão ao seu redor que, enquanto estiver neste espaço, você está trabalhando.

E caso você tenha filhos, procure conversar com a sua família e combine algumas regras de convivência.

Aqui é importante deixar claro que, embora presente, você não estará disponível em alguns momentos do dia.

Não se esqueça de pensar também no seu conforto, tanto para a saúde como para a produtividade.

Neste caso, um assento confortável e um apoio para o computador (mesmo que seja improvisado com livros) já considerados os itens iniciais.

 

Estabeleça os seus horário

 Esta dica é importante para evitar um grande erro cometido pela grande maioria das pessoas que começam a trabalhar na modalidade de Home Office.

Lembre-se que não é só porque você pode começar a qualquer hora que deva começar a qualquer hora: isso torna a linha que separa seu tempo pessoal do profissional ainda mais difícil de enxergar.

Você precisa entender quais são os obstáculos para sua produtividade e então estabelecer quais deles você não vai fazer durante o tempo de trabalho.

E claro, sabemos que cada pessoa é diferente, por isso, você não precisa ir extremo de se manter 100% focado dentro de uma dada faixa de horário.

O importante é que você crie uma rotina que lhe seja mais produtiva.

E claro, lembre-se que o importante é achar uma rotina que se encaixe ao seu modo de trabalhar e gere bons resultados.

 

Vista-se de acordo com o trabalho que você quer ter

 Você pode até não acreditar, mas a roupa que você escolhe para trabalhar pode ter tudo a ver com a sua performance profissional.

Portanto, em tempos de coronavírus e incentivo ao home office ou trabalho de casa, é importante saber que o segredo para fazer o seu expediente mais produtivo começa pela escolha do que vestir.

E claro, mantenha os hábitos que tinha quando era necessário sair de casa: tome banho no horário usual, vista-se apropriadamente, faça o café da manhã como sempre.

 

Tenha momentos de lazer

 Trabalhar da sua própria casa te traz uma série de benefícios como ficar mais próximo da família, amigos e claro, não ter que pegar trânsito.

Porém, o recomendado é que você não fique preso ao se trabalho. Procure ter momento de lazer.

Levante-se e procure sair do escritório, mesmo que ele fique na sua casa.

Ou seja, a dica aqui é que você não se torne um refém do trabalho dentro da própria casa.

Tenha interações sociais e reserve um tempo para ficar somente com a família e amigos e com todas as pessoas que você ama.

Não se esqueça que trabalhar em casa pode, muitas vezes, ser solitário.

Portanto, evite o isolamento.

 

Conclusão

 

E aí? O que achou do artigo?

 

Neste artigo você aprendeu como trabalhar em casa na modalidade de Home Office e aproveitar os benefícios da tecnologia para contornar os períodos de crise.

Por isso, se você já começou a trabalhar na modalidade de Home Office, não perca mais tempo e coloque em prática as que dicas que conferiu neste artigo.

E claro, lembre-se sempre de aprimorar o seu foco, assim como a disciplina e a concentração para que assim, seja possível sempre trabalhar no conforto da sua casa, sem deixar de lado a eficiência e a produtividade.

 

Aproveite, curta e compartilhe a sua opinião conosco.

 Dúvidas, críticas ou elogios deixem nos comentários.

 Até a próxima!

 

Fontes

 

https://exame.abril.com.br/carreira/precisa-fazer-home-office-por-causa-do-coronavirus-confira-as-dicas/

https://exame.abril.com.br/carreira/5-dicas-praticas-para-manter-o-foco-durante-o-home-office/

https://www.vagas.com.br/profissoes/dicas-para-ser-produtivo-em-home-office/

https://www.infomoney.com.br/carreira/coronavirus-e-home-office-5-dicas-para-manter-a-produtividade-trabalhando-de-casa/

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52012296

https://www.techtudo.com.br/listas/2020/03/dicas-para-home-office-saiba-proteger-informacoes-importantes-do-trabalho.ghtml

https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/fotos/home-office-confira-7-dicas-para-trabalhar-em-casa-na-quarentena-06042020#!/foto/1

https://revistamarieclaire.globo.com/Moda/noticia/2020/03/home-office-truques-de-estilo-para-trabalhar-de-casa-e-produzir-tanto-quanto-no-escritorio.html

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52012296

https://www.economiasc.com/2020/03/17/dicas-para-trabalhar-home-office-sem-comprometer-o-desempenho/amp/?gclid=Cj0KCQjwybD0BRDyARIsACyS8muIpoLcS6faekPnXFCPuQACnaL_LrWf25EDxhnrtXQRwqZDNG86t1UaAixjEALw_wcB

https://endeavor.org.br/pessoas/trabalho-remoto-boas-praticas/?gclid=Cj0KCQjwybD0BRDyARIsACyS8ms9drfx7YsrTmn-_XPC86EeaVz3qRyw6wtN6-cWfo2CGnqsgrKKoS8aAl3iEALw_wcB