Juro baixo estimula investimento em imóveis

No Brasil, comprar imóvel como forma de investimento nunca foi recomendado pelos especialistas. Com a queda das taxas de juros a níveis nunca vistos, isso começa a mudar. Uma combinação muito favorável de fatores deve impulsionar os preços e o crescimento do mercado imobiliário por vários anos, prevê o sócio responsável pela gestora do BTG Pactual, Allan Hadid. 

Hadid enumera as razões que devem aquecer o mercado imobiliário: “Taxa de juros baixa, inflação sob controle, retomada da economia e aumento de investimento privado, tudo isso somado a questões microeconômicas, como escassez de imóveis e ativos imobiliários diante da falta de lançamentos nos últimos anos, além de uma melhora na capacidade de financiamento dos consumidores”.

O crédito mais barato deve acelerar os negócios. “A queda dos juros multiplica o mercado comprador” ponderou o diretor de soluções corporativas da JLI, Roberto Patino. De fato, no período no qual a Selic estava em dois dígitos, o financiamento habitacional com recursos de poupança cobrava juros de 12% a 13% ao ano. Desde 2018, com a queda de taxa básica de juros (Selic), o crédito imobiliário ficou significativamente mais barato.

 

Referência: https://valor.globo.com/impresso/noticia/vestimento-em-imoveis.ghtml 2020/02/17/juro-baixo-estimula-in