7 dicas para criar a decoração perfeita na sua varanda

Os apartamentos são a cara das grandes cidades. Versáteis e para todos os públicos, desde famílias com filhos, casais recém-formados e até jovens solteiros, cada perfil deve adequar a decoração de seu lar conforme suas necessidades.

Os resultados de uma boa decoração podem mudar todo um ambiente. Pensando justamente nessa capacidade de transformar totalmente um espaço, nós preparamos uma lista com cinco dicas para que você mude a cara da sua varanda, seja ela compacta ou não. Ficou interessado? Então é só continuar a leitura desse artigo. Confira!

Dicas para transformar a varanda do seu apartamento

Qual será a finalidade desse ambiente?

Antes de qualquer coisa, é preciso definir um uso para a sua varanda. As opções variam de espaço gourmet, com churrasqueira e outros equipamentos, para reuniões familiares e de amigos.

Espaço para leitura e relaxamento, com móveis confortáveis, prateleiras com livros e algumas plantas. Ou, ainda, a instalação de um home office, com móveis práticos e uma atmosfera calma.

Depois dessa decisão, vai ficar muito mais fácil visualizar o que você quer dentro desse ambiente, quais os móveis que combinam, quais as cores e os revestimentos que vão ser aplicados e, principalmente, se o espaço será útil no futuro. 

O espaço vertical

Não perca a chance de explorar o espaço vertical da sua varanda. As paredes deste cômodo podem ser utilizadas para as mais diversas funções. No caso de um espaço gourmet, a instalação de um filtro ou de um nicho para pendurar os utensílios mais usados é uma boa opção. 

Caso o projeto tenha como objetivo um ambiente mais calmo, quadros com mensagens positivas e plantas podem ser ótimos aliados. Independente de qual seja o seu objetivo, o mais importante é deixar a criatividade trabalhar e decidir por aquilo que mais se encaixe no seu projeto. 

Integração com a sala 

Já pensou em aumentar a metragem da sua sala de estar, sala de TV ou jantar ao integrá-la com a varanda? Essa opção exige mais tempo e um maior investimento, contudo, garante uma diferença enorme após a sua finalização. 

Mesmo depois de integrada, a varanda continuará sendo um espaço extra, que pode ser explorado da forma mais conveniente por você. Sendo assim, mesmo que integrada à sala, a varanda ainda pode ser transformada em um espaço gourmet ou de home office. 

A única exigência é que esses ambientes sejam criados de forma a garantir uma troca entre os espaços, de forma a mantê-los separados, entretanto, ainda ligados. Para isso, conte com o auxílio de divisórias de correr, portas de vidro transparente e o que mais combinar com o seu projeto. 

Escolha dos móveis 

Na maioria dos casos, as varandas são espaços pequenos, ou, pelo menos, limitados. Por esse motivo, a escolha dos móveis certos para o seu projeto é essencial. 

Busque por móveis que possam desempenhar mais de uma função, assim, você evita a superlotação da sua varanda e cria um ambiente equilibrado. Outra dica super valiosa, é trabalhar na combinação dos móveis, não se esqueça que eles fazem parte da decoração e precisam unir funcionalidade, beleza e, ainda, combinarem entre si. 

De primeira, essa pode parecer uma missão complicada, contudo, com a quantidade certa de dedicação e paciência, o seu projeto vai fluir e ter um resultado maravilhoso, pode confiar!

Sugestões de ambientes para a sua varanda

Home Office 

Que tal transformar a sua varanda em escritório? Essa ideia pode parecer estranha, já que comumente esse espaço é ligado ao lazer, porém, ter um ambiente dedicado totalmente para o trabalho e estudo pode fazer muita diferença.

Nesse caso, os móveis mais recomendados são aqueles essenciais, como mesas, cadeiras, prateleiras ou armário. Lembre-se de investir ainda em uma boa cortina e luminárias, para o caso do trabalho/estudo se estender até mais tarde.

Varanda Gourmet

O projeto mais aplicado no caso das varandas é o de varanda gourmet. Pensada de forma a criar um espaço de integração, interação e diversão, a varanda gourmet geralmente conta com churrasqueira, cadeira, mesa, forno e frigobar / cervejeira, tudo pensado para trazer conforto para os moradores e visitantes.

Invista em uma churrasqueira de qualidade, em móveis planejados e funcionais, além de revestimentos de fácil limpeza. Lembre-se sempre de que apesar de pequeno, esse ambiente precisa ser capaz de acomodar algumas pessoas, por isso, invista em móveis que possam atender essa demanda, como banquetas e cadeiras sem braços.

Espaço simples

A sua varanda também pode se transformar em um ambiente de descanso e relaxamento e, acredite, essa missão não precisa ser complexa.

Com esse tipo de projeto, o menos sempre é mais, por isso, valorize a presença de plantas, quadros com imagens leves e frases inspiradoras, além de um ou mais móveis confortáveis, capazes de fornecer o descanso que você precisa.

Essa é uma ótima opção para aqueles que desejam um espaço para começar a manhã ou finalizar a tarde.

Agora que você conhece todas essas dicas, não tem mais desculpa para manter a sua varanda como um espaço vazio e sem personalidade.

Use e abuse de todas essas informações e crie mais um espaço em seu apartamento voltado para a sua qualidade de vida. Com toda certeza vai valer a pena! 

Deixar um comentário