A maior conscientização e preocupação com o meio ambiente global tem mudado a forma de pensar nosso dia a dia. Soluções ecológicas e eficientes ganharam o mercado nos últimos anos e tem ajudado a repensar nossas escolhas, inclusive na arquitetura e construção civil.
Se você é um dos que buscam soluções fáceis e sustentáveis, confira as dicas que separamos para você.
1. Escolha lâmpadas de LED
2. Utilize produtos de limpeza ecológicos
Produtos de limpeza comuns, pesticidas e repelentes têm em sua formulação compostos orgânicos voláteis, os chamados VOCs. Apesar de inofensivos à saúde humana, esses compostos são despejados no esgoto e podem acabar trazendo impactos negativos ao meio ambiente.
Uma maneira sustentável de contornar esse problema é utilizando produtos de limpeza ecológicos, que não agridem o meio ambiente. Também é possível utilizar produtos como vinagre, bicarbonato de sódio e limão para produzir misturas caseiras para as limpezas.
3. Cuide do seu lixo
Reutilizar, reciclar e reduzir são os 3R’s do futuro. Pense em soluções sustentáveis para o seu lixo. Todos os componentes podem ser reutilizados ou reciclados. No caso dos descartáveis e outros componentes, o ideal é reduzir o consumo.
Trocar as garrafas plásticas por garrafas térmicas duráveis ou retornáveis, separar o lixo orgânico do lixo reciclável e cozinhar a quantidade exata de comida a ser consumida são algumas ações que fazem a diferença no dia a dia e no seu bolso.
4. Reutilize água
A água é um recurso natural ameaçado. Por isso, o consumo consciente é essencial.
Adote o banho consciente, com no máximo 15 minutos de duração. Para aproveitar o momento e ainda assim economizar, aposte em duchas e chuveiros que consomem menos água. Se possível, busque por aqueles de classe energética A++ ou A+++ que consomem menos energia.
Otimizar o uso da máquina de lavar também reduz o consumo de água. Ao invés de lavar apenas uma peça, acumule uma pilha para lavar de uma única vez. Dependendo do nível da lavagem, ainda é possível aproveitar a água para lavar a casa ou tapetes.
5. Dê tchau às sacolas plásticas
Vários supermercados abandonaram a distribuição de sacolas, substituindo-as por caixas de papelão e sacolas reutilizáveis. Adote uma dessas sacolas, deixando-a no carro sempre que for fazer compras.
Para o armazenamento do lixo, utilize sacolas biodegradáveis. Fabricadas com resinas de amido, papel e ácido poliláctico, essas sacolas demoram em média apenas 18 meses para se decompor.
Gostou das dicas? Coloque-as em prática e colabore com o meio ambiente. E, é claro, continue acompanhando o blog da Trípoli para conhecer novas soluções.